No final de 2023, uma greve de quase 4 meses de duração parou atores e roteiristas de Hollywood. Tratou-se da paralisação mais longa de atores contra estúdios de cinema e de televisão de todos os tempos! Confira algumas causas do movimento de greve dos atores de Hollywood, reivindicações e conquistas neste artigo.
Pela primeira vez em 63 anos, atores e roteiristas pararam suas atividades ao mesmo tempo em um movimento histórico. Hollywood ficou praticamente inerte com as ausências em premiações, campanhas e sets de filmagem de forma geral. Até mesmo a atriz brasileira Bruna Marquezine, a qual está fazendo sucesso em alguns filmes lá fora, aderiu à greve. A atriz estava recentemente divulgando o seu novo filme Besouro Azul, baseado nos quadrinhos da DC e lançado em 2023.
No total, a Greve dos atores de Hollywood durou 118 dias intensos e o sindicato considerou os acordos conquistados um ganho histórico para a categoria.
No fim da greve, as partes entraram em um longo período de negociação, que durou várias semanas. De acordo com o Olhar Digital, 78% dos membros aprovaram o acordo proposto para finalizar o movimento. O novo contrato estabeleceu um aumento de 7% em grande parte dos salários mínimos da categoria, além da proibição do uso de inteligência artificial (IA) na criação de réplicas digitais.
A discussão sobre o uso de inteligência artificial movimentou diversos países em alguns segmentos, inclusive o Brasil, principalmente com a campanha recente “Dublagem Viva“, promovida por grande parte dos dubladores nas redes sociais.
E você, qual a sua opinião sobre a greve?
✓ DRT: 0053907/RJ
✓ Data de nascimento: 13/04/1996
✓ Fone/WhatsApp: (34) 99158-7928
✓ E-mail: mirandalucas4868@gmail.com
✓ Instagram: @lucas.omiranda