Em 2023, o movimento Dublagem Viva movimentou as redes, com o posicionamento expressivo de diversos dubladores. Os profissionais reivindicaram o uso regulamentado da inteligência artificial (IA) na dublagem. Porém, o cenário em 2024 não é muito diferente daquele questionado, com o aumento do uso de IAs, principalmente em redes sociais.
Esse cenário traz muitas incertezas em diversos âmbitos e afeta não só dubladores, mas muitos profissionais e usuários de canais digitais, principalmente pelo aumento de falsificações e golpes. Na dublagem, a desumanização e a queda de empregos é um ponto grave.
A inteligência artificial é uma tecnologia a qual permite que sistemas simulem um determinado comportamento humano. Hoje, por exemplo, existem tecnologias desse tipo, de fácil acesso, que simulam vozes, imagens estáticas e vídeos.
Apesar de parecer inofensiva em um primeiro momento, essa tecnologia oferece diversos riscos, os quais já se mostram cada vez mais presentes na sociedade, principalmente na forma de golpes financeiros.
É importante ressaltar que a questão da inteligência artificial não acontece somente no Brasil, mas de maneira global. O pedido de regulamentação de dubladores, atores e outros profissionais existe para que a tecnologia não impacte negativamente nas oportunidades de trabalho e na qualidade daquilo que é oferecido ao público.
Apesar de trazer impactos positivos, o uso desenfreado e irregular dessa tecnologia pode trazer diversos prejuízos a todos os envolvidos. A reivindicação dos profissionais não diz respeito a acabar com seu uso, mas chegar a uma solução sustentável.
Gostaria de conhecer mais sobre minha trajetória ou entrar em contato para possíveis trabalhos? Fale comigo e vamos conversar sobre!
✓ DRT: 0053907/RJ
✓ Data de nascimento: 13/04/1996
✓ Fone/WhatsApp: (34) 99158-7928
✓ E-mail: mirandalucas4868@gmail.com
✓ Instagram: @lucas.omiranda