O seu tom de voz te beneficia ou prejudica? Você gostaria de acessar sua voz de som mais forte e atraente? Algo que prendesse a atenção das pessoas?
É notável a consistência sobre voz de uma pessoa com um tom forte e atraente tendo uma grande vantagem sobre uma pessoa com uma voz fraca e pouco atraente. Uma pessoa com uma boa voz comanda a atenção e é menos interrompida. A probabilidade de ser vista como um líder é alta!
Quando analisamos a entonação, podemos geralmente identificar quatro níveis principais de voz: o nasal, a boca, o tórax e o diafragma.
A maioria de nós já ouviu alguém com voz anasalada. Ele tem aquela qualidade aguda, quase chorona, que pode desligar as pessoas com pressa. Não é esse tipo de voz que ajuda a vida profissional ou social.
Algumas pessoas usam a voz oral. A voz da boca emite sons, mas não é muito poderosa. Não vamos entrar aqui nos fatores culturais, de gênero, sociais e/ou psicológicos que podem contribuir para esse tipo de voz.
É suficiente dizer que as pessoas que usam a voz oral podem às vezes se sentir invisíveis: elas estão sobrecarregadas, pouco valorizadas, negligenciadas em suas necessidades e deixadas de lado para serem reconhecidas. A pessoa com a voz da boca grita para ser ouvida, mas na maioria das vezes ninguém está prestando atenção.
Muitas mulheres e homens usam a voz de peito. Esse é o tipo de voz que parece agradável e geralmente pode manter o interesse do ouvinte. Não há nada de negativo na voz de peito, exceto que não é a melhor voz possível.
Para todos nós, nossa voz melhor, mais forte, atraente e natural vem do diafragma. Uma pessoa que usa a voz do diafragma comanda a atenção, “parece” mais atraente socialmente e tem mais probabilidade de ser vista como um líder passível de promoção. A voz do diafragma é a melhor voz, tanto para mulheres, quanto para homens.
Pessoas que não falam pelo diafragma também não respiram pelo diafragma. Para respirar corretamente, simplesmente inspire e deixe sua barriga subir, e expire e deixe sua barriga cair. Respirar é a atividade mais fundamental em que nos engajamos para sustentar a vida.
A respiração adequada pode nos relaxar fisicamente, nos aguçar mentalmente, nos acalmar emocionalmente e nos solidificar psicologicamente. Se respirarmos direito, tudo o mais sobre nós começará a se encaixar. É a força vital.
Quer você esteja cantando, falando, cantarolando, rindo ou até mesmo bocejando, desenvolva o hábito de se projetar pelo diafragma.
Muitos desses cursos começam com aquecimentos vocais do diafragma. Essas aulas podem ser muito divertidas!
Em sessões de voz, a maioria das pessoas conseguem acessar sua melhor voz (mais poderosa e atraente) em cerca de uma hora. O resto é simplesmente praticar exercícios vocais até que a “nova” voz seja progressivamente internalizada.
Concluindo, nossa voz é um lindo instrumento, mas muitos de nós esquecem de aproveitar ao máximo este maravilhoso presente. Acesse sua melhor voz e você terá acesso ao seu melhor!
Nos casos em que houver danos vocais devido a fatores como o fumo, bebidas alcoólicas, uso excessivo ou outros tipos que promovam lesões, procure atendimento médico adequado.
✓ DRT: 0053907/RJ
✓ Data de nascimento: 13/04/1996
✓ Fone/WhatsApp: (34) 99158-7928
✓ E-mail: mirandalucas4868@gmail.com
✓ Instagram: @lucas.omiranda